Presente a Yemanja

O Presente à Iemanjá é um evento tradicional, que acontecia na nossa paradisíaca Praia do Forte anualmente, com o apoio dos pescadores e participação da comunidade local, turistas e veranistas, liderado por meu tio Dádá (Adalberto Silva Nascimento), então presidente e fundador da Colônia de pescadores da região.

Essa prática promovia não somente o entretenimento da comunidade e visitantes, mas também a expressão artística-cultural e religiosa de raízes africanas.

O Grupo Aganju, enquanto entidade guardiã desta herança cultural, com o propósito de incentivar e dar visibilidade aos costumes e valores culturais da região, é quem realiza o Presente, mantendo a liderança da Yalorixá Giminandê (Nanci Ana Nascimento ) e do Babalorixá (Milson Nascimento) .

O evento contará com a participação e apoio do povo de santo da região, usando seus trajes e adereços, em cortejo pela Praia do Forte, seguindo uma tradição religiosa, em um cenário de crença, beleza e alegria.

Veja a programação abaixo:

  1. Oferenda à Iemanjá, saindo em cortejo pela rua principal até o porto, praça da Igreja, de onde sairão os barcos. As oferendas serão ofertadas com o devido cuidado e respeito ecológico.
  2. Início da festa profana, cortejo acompanhado de som percussivo de volta pela rua até a Praça da Alegria onde teremos apresentação cultural.
  3. Apresentação do Grupo Aganju (Dança dos Orixás);
  4. Banda de Samba de roda e partido alto;
  5. Será servida uma feijoada;

Este evento será de suma importância para a revitalização da Cultura local. Pois trata-se de uma ação que pretende promover as práticas culturais de matrizes africanas e fortalecer a afirmação identitária de um povo.

Quando: 30 de janeiro de 2016

Onde: Praia do Forte

Responsável: Grupo Aganju

Contatos: Andiara Nascimento – 71- 9954-2656, andiaran@yahoo.com.br

Traga sua câmera ou celular pra registrar esse momento!

Veja a seguir algumas imagens:

Praia do Forte - Bahia
Baleio de oferendas à Yemanjá
Praia do Forte - Bahia
Ialorixá Navcy Araújo
Praia do Forte - Bahia
Cestos de oferendas
Praia do Forte - Bahia
Crianças acompanhado pelos pais, também cultuam a Orixá.
Praia do Forte - Bahia
Iarlorixá Milson Araújo, sucessor da Ialorixá Nancy Araújo.
Praia do Forte - Bahia
Cortejo da Praça São Francisco.
Praia do Porto de Cima, Praia do Forte - Bahia
Saída da embarcação para despachar as oferendas à Yemanjá.

Praia do Forte Turismo
Hey, estou aqui para te ajudar no que for preciso... Nasci, Cresci e Moro aqui na Praia do Forte e meu trabalho é mostrar a você o paraíso que esse lugar é. Quer me escrever? fabio.paula@praiadoforteturismo.com.br ou quer me mandar um Whatsapp? 71 99684-6763 . Espero por você!
http://www.praiadoforteturismo.com.br