5 praias imperdíveis na Praia do Forte!

Aha as praias da Praia do Forte! Todas são especiais! Vou te contar quais são e o que há de imperdível nelas. Cada uma tem uma característica particular. Umas por ter ondas perfeitas, outras por ter águas calmas, outras por ser gostosa de realizar caminhadas em fim…. são 5 praias divididas em 12 km. Dá pra surfar, praticar stand up, mergulhar com snorkel, degustar uma iguaria local, RELAXAR…

Veja logo a seguir quais são as praias mais incríveis da Praia do Forte e como tirar o maior proveito de cada uma delas:

1 – Piscinas do Lord

O nome Lord é por conta de um milionários Inglês que construiu numa mansão nessa praia. Aqui, na maré baixa, as piscinas naturais aparecem em meio aos corais e nesse momento não dispense um mergulho com mascaras para observar a fauna marinha do local. Indispensável também nessa praia é se sentar numa espreguiçadeiras com o pé na água e relaxar tomando um dos coqueiteis de frutas preparado por uma das estações que ficam por ali.

Praia do Lord, Papa Gente e Casinha na Praia do Forte - Bahia
Praia do Lord
Praia do Lord, Papa Gente e Casinha na Praia do Forte - Bahia
Aluguel de equipamento em frente às piscinas
Praia do Forte - Bahia
Mergulho nas piscinas naturais

2 – Praia do Papa Gente

É a praia preferida dos surfistas por conta da boa condição das ondas tanto na maré baixa como na maré alta. Por isso você sempre vai encontrar pelo menos meia dúzia de surfistas disputando as ondas onde aconteceu, neste ano, uma etapa do mundial de surf.

Praia do Forte - Bahia
Papa Gente, point de encontro dos amantes do surf

3 – Praia da Casinha

É uma praia excelente também para a prática do surf, é a praia mais distante da vila. Nós nativos chamamos essa praia de Casinha porque existia entre os coqueiros uma casa que foi abandonada depois de 1979 quando a Praia do Forte deixou de ser uma fazenda. Hoje a área onde tinha tal casinha é de propriedade do Complexo Hoteleiro Iberostar com enormes campos de golfe. A praia tem mar aberto e ondas fortes, imprópria para banho mas ideal para se fazer uma caminhada.

Praia do Forte - Bahia
Praia da Casinha

Curiosidades:

Ná região, temos o costume de dizer que o que está localizado na parte norte é pra cima e o que está localizado na parte sul é pra baixo. Por exemplo, estando na Praia do Forte, se eu quiser ir para Aracajú eu vou subir para Aracajú e se eu quiser ir pra Salvador eu vou descer para Salvador. Com base nesse habito linguístico chamamos a praia do porto norte de Praia do Porto de Cima e a praia do porto sul de Praia do Porto de Baixo.

Recentemente as praias da Praia do Forte foram sinalizadas, mas a memória da população não foi considerada. Por isso você pode encontrar informações divergentes com relação aos nomes das praias.

4 – A Praia do Porto de Cima

Essa é a praia central. O cenário fica mais bonito na maré baixa quando é possível perceber a existência de uma barreira de corais formando um verdadeiro porto onde os pescadores atracam, carregam e descarregam suas embarcações. É a praia mais próxima da Vila e por isso a mais badalada. Aqui você vai encontrar a sede da colônia dos pescadores locais (é possível comprar peixe que acabou de ser pescado), o Projeto Tamar, a Capela de São Francisco de Assis e ainda uma excelente infraestrutura de barracas de praia que você encontra bebidas e comidas típicas a base de frutos do mar como Pititinga, caranguejos, lambreta, acarajés, abarás, moquecas, camarão alho e óleo, polvo a vinagrete e tantos outros quitutes regionais. É aqui na Praia do Porto de Cima que todo final de tarde os nativos se reúnem para praticar vôlei ou futevôlei. Aqui também acontece diversas apresentações de grupos de capoeira, competições locais e tantas outras ações de entretenimento da comunidade. Podemos dizer que a Praia do Porto de Cima é o começo e o fim da Praia do Forte. Por aqui você ver passar o maior fluxo de gente que vai e vem em busca do que fazer na PF. É o ponto de encontro das excursões que vem de outros destinos, dos grupos de amigos que se reúnem pra bater um papo, pra tomar uma cerveja, pra fazer um luau, pra comer nas barracas de praias, para ir numa missa na Capela de São Francisco ou simplesmente contemplar mar.

 

Praia do Forte - Bahia
Vista panorâmica da Praia do Porto de Cima
Igreja de São Francisco, Praia do Forte - Bahia
Praia do Porto de Cima

5 – Praia do Porto de Baixo

É a praia mais tranquila dentre as demais, ideal para um bom dia de descanso. É a praia onde fica o Tivoli Eco Resort. Aqui você vivencia o cotidiano do nativo como é há anos. Aqui tem uma enorme sombra formada por varias amendoeiras. Embaixo dessa sombra os nativos se reúnem antes e depois da pescaria, guardam e consertam seus equipamentos, descansam e celebraram a vida como se o tempo não tivesse importância.

Imperdível no Porto de Baixo é o Point do Folha, um restaurante onde vc come com o pé na areia. A comida é de alta qualidade, trata se dos peixes, polvos e lagostas pescados naquele dia e produzido na brasa pelo próprio Folha. A comida é servida em cima de pranchões, acompanhada de guarnições regionais. No Point do Folha já passaram famosos como Ivete, Eliana e outros.

Praia do Forte - Bahia
Locais celebrando a vida!
Praia do Forte - Bahia
Point do Folha
Praia do Forte - Bahia
Frutos do mar preparados na brasa pelo Folha

Se quiser esticar “para baixo” da Praia do Porto de Baixo, você vai encontrar uma extensa praia que vai do Tivoli ao encontro do Rio Pojuca com o mar. A foz do rio separa a Praia do Forte da  Praia de Itacimirim. Também é uma praia ideal para uma caminhada na maré baixa, um passeio a cavalo ou contemplar o melhor por do sol da Praia do Forte.

Praia do Forte - Bahia
Passeio a cavalo no por do sol

Fiz um mapa para você explorar melhor essas praias. O acesso pode ser a pé. Basta chegar na praça da Igrejinha e escolher qual destino tomar: ou norte para explorar as praias Casinha, Lord e Papa Gente; ficar por ali mesmo na Praia do Porto de Cima, que fica em frente a igrejinha; ou sul, em busca da Praia do Porto de Baixo.

Existe um serviço de bicitaxi que te deixa na areia da praia, mas este serviço não te dá 100% de comodidade se voce quiser ir para as prais da Casinha  e do Porto de Baixo onde a bicitaxi pode te deixa até um certo ponto e a partir dai o acesso só pode ser feito a pé.

Praia do Forte - Bahia
Vista aérea de Praia do Forte

Se tiver na Praia do Forte e quiser dicar de como explorar nossas prais, me chama no whatsapp, meu numero é o + 55 71 9 9684 6763, aguardo seu contato!

 

Praia do Forte Turismo
Hey, estou aqui para te ajudar no que for preciso... Nasci, Cresci e Moro aqui na Praia do Forte e meu trabalho é mostrar a você o paraíso que esse lugar é. Quer me escrever? fabio.paula@praiadoforteturismo.com.br ou quer me mandar um Whatsapp? 71 99684-6763 . Espero por você!
http://www.praiadoforteturismo.com.br