Mergulho na Praia do Forte

Olá, nesse post você vai ficar sabendo de tudo sobre mergulho na Praia do Forte. Eu não me considero autoridade no assunto, mas vou arriscar uns palpites. Falar de mergulho é pra quem sabe e minha experiência se resume ao mergulho nas piscinas naturais e mais 2 descidas de 30 minutos com cilindro numa área pertinho da costa.

A Praia do Forte atrai turistas do mundo inteiro, que se encantam com a o ambiente rústico da vila, mas com um quê de sofisticação. Além da autêntica atmosfera da vila, a Praia do Forte tem as Ruínas do Castelo Garcia DÀvila, a sede nacional do Projeto Tamar, o Instituto Baleia Jubarte e a Reserva Sapiranga. Esses  três últimos nos dão o status do point must do turismo ecológico.  Também conhecida como a Polinésia Brasileira, a Praia do Forte ainda possui doze quilômetros de praias com águas claras e mornas, preserva uma vida marinha surpreendente, lugar ideal para a prática do mergulho.

Continue lendo esse post porque agora vou te explicar quais são os diferentes tipos de mergulho. São dois: livre e autônomo. A seguir entenda a diferença entre eles.

Mergulho  livre

Sem cilindros de ar comprimido, feito com máscara e nadadeira.

Na praia do Forte o mergulho livre é feito nas piscinas naturais, que se formam quando a maré está baixa. A profundidade das piscinas pode chegar a 5m e a água é cristalina, calma e de temperatura morna. No lado norte da praia, você vai encontrar nativos com stands alugando os equipamentos que são calçados especiais para não machucar a sola dos pés nos corais e máscara snorkel para que seja possível admirar nitidamente a fauna marinha. Se você já tem experiência é só alugar o equipamento. Se você não tem experiência, você pode optar em fazer um tour acompanhado pelos nativos que além de te dar todas as instruções pra fazer a atividade com segurança, irão fazer imagens submersas que vão fazer você relembrar com alegria dessa aventura marinha. Agora, se você tem experiência e também seu próprio equipamento, aproveite! Essa é uma atividade imperdível na Praia do Forte.

Piscinas Naturais de Praia do Forte
Piscinas Naturais de Praia do Forte
Panorâmica Piscinas Naturais de Praia do Forte
Panorâmica Piscinas Naturais de Praia do Forte, Imagem Dronetogo
Piscinas Naturais de Praia do Forte submersa
Piscinas Naturais de Praia do Forte submersa

Também é possível fazer mergulho livre nas piscinas de Itacimirim, veja a imagem a seguir

Piscinas Naturais de Itacimirim - Imagem Enrico Marcovaldi
Piscinas Naturais de Itacimirim – Imagem Enrico Marcovaldi

 

Mergulho autônomo

Com cilindro de ar comprimido, que auxilia na respiração e permite que o mergulhador permaneça mais tempo embaixo d’água.

Se você nunca fez um mergulho autônomo e quiser experimentar, você será convidado a fazer um batismo, que é o primeiro mergulho com cilindro, onde você terá um instrutor te acompanhando. Se você quiser agendar uma experiência comesse tipo de mergulho, me mande um zap no + 55 71 9 9684 6763 que eu organizo tudo pra você.

Durante sua reserva irei lhe solicitará informações como medidas de sua roupa, e especialmente o número de seus sapatos, para que tenham o equipamento apropriado.  Antes de iniciar a atividade você deverá preencher um formulário que irá avaliar suas condições de saúde. Uma vez sua condição seja aprovada, seu instrutor te dará todas as instruções de como utilizar o equipamento, como equalizar o ouvido para suportar a pressão, assim como alguns sinais que servirão para se comunicar lá embaixo e etc.

Durante as instruções você sentirá certo incômodo. É um desafio se dispor a emergir num mundo desconhecido e confiar que um equipamento, também desconhecido, irá garantir sua integridade. Eu mesmo fiquei imaginando… e se aquele troço der um problema, será que vai dar tempo de chegar lá encima vivo… Várias coisas pode passar por sua cabeça, mas uma coisa eu te garanto, depois que você  fizer o primeiro mergulho (batismo), você vai querer fazer outras e outras vezes, é uma experiência incrível, eu vou repetir todas as oportunidades que vier.

Minha primeira experiência foi com a Base Náutica, em frente ao Resort Tivoli, dois minutos de lancha, 6 a 8 metros de profundidade. Na primeira descida fiquei um pouco afobado com a respiração e sentia as nadadeiras batendo ao fundo do corais/areia. Com 5 minutos, fiz o sinal de subir, lá em cima expliquei ao meu instrutor (Luciano) que estava achando a cinta muito pesada, Luciano pediu que eu inflasse mais o colete e resolveu. Sobre a respiração, Luciano me pediu para puxar menos ar e dessa forma consegui mais controle emocional. Descemos de volta e dessa vez foram trinta minutos submersos. Fiquei chateado porque acabou tão depressa.

Para os mais avançados, na Praia do Forte existem diferentes pontos de mergulho autônomo para os variados níveis de experiência. A seguir irei listar os mais conhecidos:

Tatibas – na verdade aqui não é um ponto, mas uma formação. São bancos recifais aprofundados e descontínuos, Essa formação fica bem em frente a vila, 10 minutos de barco. Tem profundidade de 5 a 20m, ideal para iniciantes de Scuba Dive seguir o fluxo da corrente contemplando a fauna marinha.

Vista Panorâmica Praia do Forte
Percebam que depois da areia da praia vem um banco de corais (onde formam as piscinas em maré baixa) , logo depois tem algumas ondas quebrando (a arrebentação), depois das ondas vem outro banco de corais aprofundados (As Tatibas) trata se de uma formação que se estende 1 km para dentro do oceano. Imagem Enrico Marcivaldi
Mergulho nas Tatibas, imagem Enrico Marcovaldi
Mergulho nas Tatibas, imagem Enrico Marcovaldi

Falha –  Um degrau no assoalho oceânico a uma profundidade de 25m. Temos uma exuberante riqueza marinha, sendo uma estação de limpeza, onde se pode observar diversas espécies de peixes, corais , esponjas, zoantídeos, octocorais, algas calcárias e fica a 45 minutos da vila, ideal para iniciantes avançados.

Mergulho na Falha, Imagem Enrico Marcovaldi
Mergulho na Falha, Imagem Enrico Marcovaldi
Mergulho na Falha, Imagem Enrico Marcovaldi
Mergulho na Falha, Imagem Enrico Marcovaldi

Piragia – Ponto tradicional de pesca local, cogumelos isolados de algas calcária e corais, entre meados de vales em uma profundidade de 40m. Lugar ideal para observar peixes grandes como badejo, olho de boi, caranhas e outros, num mergulho mais avançado, pois requer mais habilidade para descer, pois pode ocorrer em condições de fortes correntes por se tratar de mar aberto, fica a 30 minutos da praia.

Mergulho na Piragia, Imagem Enrico Marcovaldi
Mergulho na Piragia, Imagem Enrico Marcovaldi
Mergulho na Piragia, Imagem Enrico Marcovaldi
Mero no Mergulho na Piragia, Imagem Enrico Marcovaldi

Vorta – Ponto tradicional de pesca local com profundidade de 50 a 70m na ponta do talude da plataforma continental, temos peixes grandes, cardumes de caranhas, olho de boi,badejo, cavalas e com sorte pode se observar tubarões, baleia minke, tartarugas marinhas e outros. Nessa região a plataforma continental apresenta a menor largura, cerca de 11km, com possibilidade de correntes e ocorrência dos recifes de corais no tabule da plataforma continental. Esse ponto é para avançados.

Cardume de Graçain no Arco da Velha, imagem Enrico Marcovaldi
Cardume de Graçain no Arco da Velha, imagem Enrico Marcovaldi

 

Agora veja mais imagens de nossa exuberante fauna marinha:

Budião Batata nas Naturais da Praia do Forte, Imagem Enrico Marcovaldi
Budião Batata nas Naturais da Praia do Forte, Imagem Enrico Marcovaldi
Linguado nas Piscinas Naturais da Praia do Forte, Imagem Enrico Marcovaldi
Linguado nas Piscinas Naturais da Praia do Forte, Imagem Enrico Marcovaldi
Gamma Loretto, Imagem Enrico Marcovaldi
Gamma Loretto, Imagem Enrico Marcovaldi
Hermitão nas Piscinas Naturais da Praia do Forte, Imagem Enrico Marcovaldi
Hermitão nas Piscinas Naturais da Praia do Forte, Imagem Enrico Marcovaldi
Poliqueta, Imagem Enrico Marcovaldi
Poliqueta, Imagem Enrico Marcovaldi
 Jabu, Imagem Enrico Marcovaldi
Jabu, Imagem Enrico Marcovaldi
Serrambinho, Imagem Enrico Marcovaldi
Serrambinho, Imagem Enrico Marcovaldi

Você deve estar se perguntando…como Fábio tem tantas informações sobre mergulho na Praia do Forte se ele teve apenas 2 experiencias em toda vida? A resposta é o seguinte: todas as infos expostas aqui, além de minhas experiencias, consegui com Enrico Marcovaldi. Já tive a privilégio de trabalhar perto dessa autoridade quando fiz meu estágio supervisionado no Instituto Baleia Jubarte. Saiba mais sobre Enrico aqui http://www.atlanticosulimagens.com/a-empresa/ , e se quiser agendar uma experiencia com ele me mande um zap no + 55 71 9 9684 6763, difícil vai ser encontrar uma data!

Finalmente queria dizer a quem ainda não viveu a experiência de mergulhar livre ou autônomo, que vale muito apena! É um mundo que você não conhece, mas tenho certeza que após conhecer, sua relação com o universo será transformada.

Aha, e se quiser uma pousada com preço justo, essa aqui é a melhor opção custo/conforto www.tiahelenapraiadoforte.com.br

Vou ficar por aqui, qualquer informações adicionais já sabe, meu zap é o +55 71 9 9684 6763

 

Praia do Forte Turismo
Hey, estou aqui para te ajudar no que for preciso... Nasci, Cresci e Moro aqui na Praia do Forte e meu trabalho é mostrar a você o paraíso que esse lugar é. Quer me escrever? fabio.paula@praiadoforteturismo.com.br ou quer me mandar um Whatsapp? 71 99684-6763 . Espero por você!
http://www.praiadoforteturismo.com.br