Tudo o que você precisava saber sobre Mangue Seco e ainda não te contaram

Mangue Seco - Bahia

Ultimamente tenho ido muito a Mangue Seco e por isso queria compartilhar com vcs algumas imagens que fiz e dar algumas dicas de como aproveitar ao máximo esse paraíso.

Mangue Seco é uma península entre o Oceano Atlântico e a Baia de Estância. Uma autentica vila de pescadores em meio a trinta quilômetros de dunas. O lugar está bem preservado face ao difícil acesso. Para chegar a Mangue é necessário fazer uma travessia de barco, lancha rápida ou ainda chegando até Costa Azul e fazer 20km pela praia com um carro 4×4, mas para isso a maré tem que estar baixa e portanto é impossível retornar no mesmo dia. O nome real do lugar é Santa Cruz da Bela Vista. Partindo da Praia do Forte são 170 km. É a ultima praia do litoral norte baiano, faz divisa com o estado de Sergipe. O lugar é incrível e pra dispensar tantos comentários baste dizer que foi o lugar que inspiro­­u Jorge Amado a escrever o romance Tieta.

Mangue Seco - Bahia
Pescadores no Rio Real.

Bom, seguindo a Linha Verde (BA 099), são 2 horas até Pontal, um povoado que fica às margens do Rio Real, no Estado de Sergipe. Chegando a Pontal você vai precisar estacionar seu carro, eu sempre vou de van e estaciono na rua mesmo, nunca tive problemas, mas tem um estacionamento privativo ali bem pertinho do píer. Agora você precisa fazer a travessia até Mangue. As opções são: lanchas rápidas ou barcos locais. Indico os barcos locais. Os barcos são simples, mas todos cadastrados na cooperativa e vistoriados pela Capitania dos Portos. Frequento Mangue faz 15 anos e sempre faço a travessia com a embarcação Dona Dênia, de Seu Vicente 79 9 9975 3172. Ao atravessar de Pontal para Mangue Seco, você retorna à Bahia.

Pontal - Sergipe
Passageiros embarcado em Pontal para chegar a Mangue Seco.

A criação das cooperativas de barcos e de bugres, foi uma ação muito positiva para o turismo naquela região. Antes, o que se via era uma competição desleal. As operadoras queriam ter seus próprios equipamentos (escunas e bugres) para operar de forma independente e assim obter mais lucro isoladamente. As cooperativas são encabeçadas por nativos e pra fazer uma travessia ou passeio de bugre qual quer um “tem que entrar na fila” e pegar o cooperado da vez. Dessa forma o turismo ficou muito mais justo.

Após pouco mais de vinte minutos de barco vc vai chegar em Mangue Seco. A travessia nas águas calmas do Rio Real é tranquila e com olhos atentos você vai se deparar com diversas cenas do cotidiano de uma população que retira do mangue seu sustento. O Rio Real divide a Bahia de Sergipe e junto com o Rio Piauí e o Rio Piauitinga formam a Baia de Estância, uma das maiores áreas de manguezal preservado do nosso país, riquíssima em peixes e mariscos. Experimente uma moqueca de folha ou um pastelzinho de aratu vendido pelos ambulantes na beira praia.

Mangue Seco - Bahia
Embarcação típica do local
Mangue Seco - Bahia
Turistas no topo de uma duna, contemplam a linda paisagem.

Uma vez em Mangue o passeio de bugre é indispensável. São três tipos de passeios: o curto (com duas paradas); o médio (cinco paradas, incluindo esquibunda); e o longo (cinco paradas mais 7km de praia até um povoado ao sul de Mangue Seco chamado Coqueiros). Os passeios são controlados pela cooperativa local e para segurança dos turistas, “não tem emoção”. Além dos passeios de bugre é possível fazer passeios de quadricíclo nas dunas e passeios de escuna, barco, lancha rápida ou Jetski no entorno da Bahia de Estância. Para quem quer uma programação mais relax a dica é esquecer o relógio e caminhar nas largas praias de Mangue e em seguida se jogar em uma das redes que ficam nas barracas de praia.

Mangue Seco
Bugres nas dunas de Mangue Seco.
Mangue Seco - Bahia
Turistas registrando imagensda paisagem.
Praia de Mangue Seco - Bahia
Tourde bugre pela Praia.
Mangue Seco- Bahia
Sombra e água fresca! Todas as barracas de praia possuem rede.
Mangue Seco - Bahia
Passeio de quadricíclo nas Dunas.

 

Por conta do grande aumento de turistas e visitantes, a visita à Vila foi excluída dos circuitos de bugres. Mas a visita à Vila é indispensável. Sempre dou um jeito de levar meus grupos na Vila e nunca dispenso uma visita ao Recanto de Dona Sula, lugar onde podemos tomar deliciosos sorvetes de frutas locais preparados por Dona Ana, prima de Jorge Amado e filha de Dona Sula, tia de Jorge Amado.

Ana Amado em Mangue Seco.
Ana Amado e eu, Fábio de Paula.
Recanto da Dona Sula em Mangue Seco, Bahia.
Recanto da Dona Sula.

Bom, quer saber mais sobre Mangue Seco, me conecta, meu whatsapp é 71 996846763.

Praia do Forte Turismo
Hey, estou aqui para te ajudar no que for preciso... Nasci, Cresci e Moro aqui na Praia do Forte e meu trabalho é mostrar a você o paraíso que esse lugar é. Quer me escrever? fabio.paula@praiadoforteturismo.com.br ou quer me mandar um Whatsapp? 71 99684-6763 . Espero por você!
http://www.praiadoforteturismo.com.br