Cicloturismo na Praia do Forte

Quer saber sobre Cicloturismo na Praia do Forte? Então leia esse post. Eu vou te contar o que há de melhor pra fazer na Praia do Forte montado numa bike.

A Praia do Forte é uma antiga vila de pescadores que se transformou num dos destinos turísticos mais famosos da Bahia. A vila dispõe de uma completa estrutura turística composta por hospedagem, restaurantes e serviços em geral. Além da autêntica atmosfera da vila, o entorno da Praia do Forte  é fascinante. São diversos ecossistemas possíveis de serem contemplados sobre duas rodas.

Nesse post quero te mostrar as possibilidades de conhecer nossa região montado numa bike. São diversas mas vou me limitar a 2 roteiros Imperdíveis. São roteiros misto, com trilhas, lagos, rio, sítio histórico e praia. Continue lendo e veja o itinerário que eu preparei pra você vir se surpreender com as belezas da Praia do Forte.

Agora vou te detalhar os 2 roteiros:

1 – Praia do Forte / Sapiranga / Castelo Garcia Dávila

Essa trilha é muito comum entre quem costuma pedalar por aqui. O Intinerário é o seguinte:
Praia do Forte
Principal acesso à Praia do Forte pela BA 099
Lagoa Aruá
Reserva Sapiranga
Ruínas do Castelo Garcia Dávila

Trilha Reserva Sapiranga Ruinas do Castelo Garcia D´Àvila
Trilha Reserva Sapiranga / Lagoa Aruá / Ruínas do Castelo Garcia D´Àvila

Quase toda trilha é dentro da Reserva de Sapiranga, uma Unidade de Conservação (Zona Privada de Refúgio da Vida Silvestre) com cerca de 600 hectares de Mata Atlântica Secundária.  É aqui onde acontece a maior parte das atividades de ecoturismo em nossa região: caminhadas ecológicas, cavalgadas, tiroleza, caiaque, sup, canoagem e é claro, um rolezinho de bike. Imperdível na Sapiranga é um refrescante banho no Rio Pojuca, uma parada para conhecer o Projeto Floresta Sustentável e o Recanto do Poeta.

Ecoturismo na Sapiranga
Atividades de Ecoturismo na Sapiranga

 

Experiencia Floresta Sustentável
No Projeto Floresta Sustentável você pode ter a experiência de pegar em uma serpente viva, fazer atividades de plantio em áreas degradas e conhecer o Centro de Artesanato Local. O PFS, com o apoio da comunidade local, é o atual gestor da Reserva Sapiranga enquanto Unidade de Conservação.

Sobre o Recanto do Poeta, veja na integra ele falando um pouco do seu cotidiano nesse vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=B9rPUIgunnE&t=216s

 

Castelo Garcia DÁvila
Ruínas do Castelo Garcia D´Àvila. Um dos monumentos mais importantes do Brasil Colônia. Construída entre 1551 e 1624 na Praia do Forte, a casa era a sede de um complexo fortificado com várias habitações e uma capela em estilo renascentista. O responsável pela construção foi Garcia D´Ávila, almoxarife do rei dom João III, que chegou à Bahia em 1549 na expedição do primeiro governador-geral, Tomé de Souza. As ruínas está a 70m acima do nível do mar e, portanto, além da história, tem uma vista. panorâmica espetacular da Praia do Forte e circunvizinhança.

 

2 – Praia do Forte / Imbassaí / Campinas / Arua / Sapiranga / Castelo 

Se você quiser esticar sua pedalada, incluir 01 praia e mais alguns quilômetros, essa aqui é uma excelente opção. É basicamente a mesma trilha que a anterior, embora você vai um pouquinho mais pro norte, até a Praia de Imbassaí, pela BA 099. O itinerário é o seguinte:

Praia do Forte;
BA 099;
Mirante de Imbassaí;
Foz do Rio Imbassaí;
Cachoeira Dona Zilda;
Mirante Imbassai;
Compinas via;
Açu da Torre;
Lagoa Arua;
Reserva Sapiranga;
Ruínas do Castelo Garcia Dávila;

Trilha Praia do Forte Imbassaí / Sapiranga / Castelo
Trilha Praia do Forte / Imbassaí / Sapiranga / Castelo

 

Mirante de Imbassai
Mirante de Imbassaí

 

Foz do Rio Imbassai
Foz do Rio Imbassaí
Cachoeira Dona. Foto Tereza Torres
Cachoeira Dona Zilda. Aqui você vai encontrar o Recando do Amor, lugar ideal para desfrutar um pouco de nossa culinária regional.

 

Lagoa Arua. Foto Gantuá
Lagoa Aruá. Foto Gantuá

Essas 02 trilhas que mencionei nesse post são as mais convencionais e podem ser feitas a qualquer época do ano. Existem muitas outras trilhas desafiadoras e com maior grau de dificuldade na Praia do Forte e circunvizinhança. Se você quiser saber mais a respeito, me manda um zap no +55 71 996 846 763.

E se você gosta da adrenalina das competições, você precisa conhecer a Gantuá.  Essa empresa é uma organizadora de eventos esportivos e uma agência de turismo de esportes de aventura e ecoturismo. Anualmente, eles realizam na Praia do Forte a Corrida do CTG que reúne ciclista de toda parte do Brasil, é o maior sucesso! A seguir copio o link do site deles assim como vídeos das duas últimas edições da prova.

http://www.gantua.com.br/eventos/mtb/

 

Veja também as fotos que eles me disponibilizaram:

11

10

4

2

3

7

14

1

Acho que após um dia intenso de pedal, você vai precisar de uma hospedagem confortável para relaxar, não é? Por isso vou deixar aqui o link da Pousada Tia Helena, uma excelente opção custo/benefício na Praia do Forte.
http://tiahelenapraiadoforte.com.br/

Também vou deixar o contato de Categó, que aluga bicicletas razoáveis na vila da Praia do Forte. + 551 71 3676 0309 ou + 55 71 996 436 285. Categó não tem zap, você vai ter que ligar mesmo.

E finalmente se você ama interagir com a cultura de um local pedalando, faça sua programação e venha!

 

Praia do Forte Turismo
Hey, estou aqui para te ajudar no que for preciso... Nasci, Cresci e Moro aqui na Praia do Forte e meu trabalho é mostrar a você o paraíso que esse lugar é. Quer me escrever? fabio.paula@praiadoforteturismo.com.br ou quer me mandar um Whatsapp? 71 99684-6763 . Espero por você!
http://www.praiadoforteturismo.com.br