Carnaval Praia do Forte 2016

Ahhh o carnaval 2016 na Praia do Forte aqui na Bahia, sou suspeito para falar, mas vou dar uma palhinha de como que é

O Carnaval em Praia do Forte é marcado pela espontaneidade e alegria de nos nativos e dos turistas. Podemos dizer que é um momento de exposição cultural, quando relembramos os tempos de simplicidade e muita criatividade.

Carnaval Praia do Forte - Bahia
Bloco das Tabaroas

Com as mais inusitadas fantasias, o bloco das Quengas abre as portas da Vila para quem quiser curtir a festa. É o primeiro bloco de homens travestidos.  O custo é “zero oitocentos”. Basta se travestir e esperar o bloco passar. O bloco sai na sexta feira meia noite, mas começamos a diversão cedo, quando vamos visitar as casas para pedir roupas e acessórios emprestados às mulheres e no caminho uma paradinha nos botecos para “molhar as palavras”.

A diversão da festa é garantida também pelo bloco das Tabaroas. As fantasias são criadas com roupas, acessórios e maquiagens extravagantes e exibem os vários tipos de mulheres, com destaque para as matutas, viúvas grávidas, encalhadas , espevitadas, fofoqueiras e outras tantas características.

Carnaval Praia do Forte
Nativos se preparando para o Bloco das Quengas
Carnaval Praia do Forte - Bahia
Foliã trajada em uma Tabaroa

São vários outros blocos como As Mortalhas, Os Pescadores, Jegue Elétrico, Orumbá, PC Folia e O Arrastão, puxados ao som de fanfarras que contagiam as ruas da vila e faz do nosso carnaval uma festa singular.  Todos os blocos sai quando o sol começa a ficar mais baixo, lá pelas 15:00, outros saem mais tarde lá pelas 23:00. A folia acaba por volta das 02:00 quando o agito dos blocos terminam e o silencio e a tranquilidade voltam a reinar na vila.

Carnaval Praia do Forte - Bahia
Os Caretas, um dos maiores símbolos do carnaval da Praia do Forte

Enquanto os blocos desfilam as “Caretas” percorrem a cidade assustando e brincando com as crianças.  As Caretas é uma tradição oriunda de um habito quando os escravos tinham de se fantasiar para os confrontos com os senhores de engenho mato adentro. Hoje, dias antes do carnaval, nos nativos vamos pro mato e de lá saímos “vestidos de careta”. Com vestimentas para esconder o corpo e folhagem para esconder os gestos, a intenção é se divertir sem ser reconhecido por ninguém. Avós, avôs, mães, pais, filhos todos seguem essa tradição que é uma marca do nosso carnaval.

Carnaval Praia do Forte - Bahia
Bloco As Mortalhas

Praia do Forte Turismo
Hey, estou aqui para te ajudar no que for preciso... Nasci, Cresci e Moro aqui na Praia do Forte e meu trabalho é mostrar a você o paraíso que esse lugar é. Quer me escrever? fabio.paula@praiadoforteturismo.com.br ou quer me mandar um Whatsapp? 71 99684-6763 . Espero por você!
http://www.praiadoforteturismo.com.br