5 picos espetaculares para você surfar na Praia do Forte – Bahia (garantido)

Praia do Forte - Bahia

Bom, pensei em vários temas interessantes e decidi escrever sobre o surf na Praia do Forte. É que ouvi falar que vai rolar uma etapa do WQS (World Qualifying Series) por aqui em maio de 2016. Então imaginei que esse seria um assunto interessante e aqui vai algumas informações para os surfistas que estão planejando as férias com surf pelo Brasil. Inclua Praia do Forte em seu roteiro!

Antes de falar sobre surf, gostaria de deixar claro que a Praia do Forte é uma antiga vila de pescadores que dispõe de uma excelente estrutura de bares, restaurantes, lojas de artesanato, pousadas, hotéis e comércio em geral. Vc pode se hospedar numa pousada simples no valor de 150,00, num hotel chic de 1.200,00 ou ainda juntar seus amigos e alugar uma casa que atenda suas necessidades. Da mesma forma os restaurantes atendem do mais simples aos mais requintados  paladare$. Se quiser saber mais sobre hospedagem e gastronomia, entre em contato direto no meu whatsapp + 55 71 996846763 ou no email fabio.paula@praiadoforteturismo.com.br .

Vamos falar sobre surf…

Assim como a maioria dos nativos, também sou surfista e posso te dizer que aqui temos uma das melhores ondas do nosso país. São 5 principais picos com fundo de coral e 01 com fundo de areia. Dependendo do seu nível de experiência com o esporte você pode escolher em quais condições de mar quer pratica lo.  Acidentalmente, os corais estão posicionados de forma a garantir a pratica do esporte em qualquer swell.  A temporada das ondas na Praia do Forte é de março a julho (inverno baiano). Nós, surfistas locais, estamos organizados através de uma associação de surf local, a ASPF, que desde 2008 desempenhamos importante papel social, através de competições e atividades que incentivam a integração social, a recuperação do meio ambiente e a cidadania. Veja nesse link como nós locais temos o espírito do surf e estamos preparado para receber surfistas de todos os níveis:

https://www.facebook.com/associacaodesurfdepraiadoforte.

Agora vou listar aos principais picos:

Praia do Forte - Bahia
Imagem aérea do picos na Praia do Forte

CATINGUIBA. Também conhecida como Papa Gente ou Praia do Lord. É a mais frequentada por nativos e visitantes pelo fato de ter um canal entre os recifes que possibilita a formação de esquerdas e direitas com swells de leste, sul ou sudeste. É sob as bancadas de recifes da Catinguiba que acontecem as competições. A mais importante foi o WQS em 2009, onde Mineirinho, o atual campeão mundial, venceu a etapa. Melhor hora para surfar as esquerdas: maré baixa. Melhor hora para as direitas: maré cheia.

Catinguiba, Praia do Forte - Bahia
Praia da Catinguiba.

CASINHA. Praia de fundo misto. Aqui rola uma direita que se o swell tiver batendo certo, leste ou sudeste, é possível fazer três cessões em uma onda só. Aqui também tem um fundo de areia com direitas e esquerdas. É a praia mais distante da vila e por isso é a praia que tem menos crowd. Quando rola competição somente pra gurizada nativa, nós organizadores costumamos fazer nessa praia. Melhor hora: maré enchendo.

Praia da Casinha - Bahia
Praia da Casinha.

TAUBATÉ. Bem de frente ao Farol, em frente ao porto onde ficam os barcos. O pico é de esquerdas e rola com swel de leste. Apesar de estar perto da vila, é muito pouco frequentado, exceto em dias storm. Quando todos os picos não estão suportando o tamanho das ondas aqui é o único pico onde a onda abre. Melhor Hora: maré baixa.

Prgaia do Taubaté, Praia do Forte - Bahia
Guto Amorim, num tubo impressionante.

CACHIMBAU. Um banco de recife bem ao lado do Taubaté, em frente à entrada do porto. Rola direita e esquerda somente em dias storm. É uma onda rara, curta e tubular, muito difícil, tem que ter drop… Melhor hora: maré enchendo.

QUEBRANÇA. Pico com fundo de coral somente de esquerdas, a mais longa e rápida, minha preferida, uma preciosidade, fica perto do Tivolli Eco Resort. Pra rolar Quebrança  tem que ter um swell de tamanho razoável soprando de leste. Melhor hora: maré enchendo.

Quebrança, Praia do Forte - Bahia
Quebrança, maré enchendo.

Os picos tem nomes estranhos né? Pois é, os picos também são pontos de pesca e assim foram batizados pelos pescadores mais velhos da Praia.

Dicas:

  1. A Praia do Forte dispõe de um aplicativo completo com informações sobre gastronomia, eventos, serviços em geral, atrativos culturais e naturais, disponível através do link a seguir.https://play.google.com/store/apps/details?id=br.splash.com&hl=pt_BR. Também funciona como site (praiadoforte.mobi) e é possível acessar de qualquer celular, tablete ou desktop;
  2. Respeite os locais;
  3. Preserve nossas praias limpas;
  4. Se for iniciante, procure uma escola de surf com instrutores locais.

 

Praia do Forte - Bahia
Iniciantes em aulas com a Escola Forte Surf.
Praia do Forte - Bahia
Surfista local indo pro pico a cavalo.
Praia do Forte - Bahia
Fim de tarde na Catinguiba, sol em meio aos coqueiras.

Quer conhecer e surfar nas ondas de Praia do Forte? Click nesse link para fazer sua reserva, www.praiadoforteturismo.com.br/exp_surf_local.jsp ou entre em contato comigo, eu cuido de tudo pra você!

Fábio de Paula
fabio.paula@praiadoforteturismo.com.br
+ 55 71 96846763

Praia do Forte Turismo
Hey, estou aqui para te ajudar no que for preciso... Nasci, Cresci e Moro aqui na Praia do Forte e meu trabalho é mostrar a você o paraíso que esse lugar é. Quer me escrever? fabio.paula@praiadoforteturismo.com.br ou quer me mandar um Whatsapp? 71 99684-6763 . Espero por você!
http://www.praiadoforteturismo.com.br
  • Rick Alisson

    Muito bom caro friend!

  • Pousada Tatuapara

    Parabens! Mais um post impecavel!

  • Federica Greselin

    awesome article…!
    Is it possible to reach the beach by public transport?

  • ricardozago

    Yes! Please enter in contact with me in fabio.paula@praiadoforteturismo.com.br and I will send a correct instructions for you! Tks

  • Leonardo Kons Junkes

    Alguém sabe se tem pranchas de surf (pranchicha: 5.10”, 5.11” ou 6.0”) para alugar no local? Quanto custam em média?