5 atividades pra fazer com crianças na Praia do Forte

Locais se aventurando no surf

Oi, como vai? Por aqui tá esquentando! Faltam poucos dias para a primavera mas pra nós a expectativa já é de verão.

Outubro também tá bem pertinho e é o mês das crianças. Por isso, eu preparei uma lista de atividades que você não deve deixar de fazer com seu baixinho na Praia do Forte.

Veja abaixo um lista de 5 atividades pra fazer com crianças na Praia do Forte.

Tamar

O TAMAR é um projeto que trabalha na pesquisa e conservação das tartarugas marinhas. O TAMAR dispõe de um Centro de Visitantes cheio de atividades que seu filhote vai se amarrar em fazer. Vou listar:

VISITAS ORIENTADAS

Faça uma visita pelo centro de visitantes orientado por um dos técnicos ou monitores e conheça os animais do centro e ações do Projeto Tamar.

SUBMARINO AMARELO

Exposição única que apresenta animais de profundidade. Em um ambiente semelhante ao natural, com ausência de luz e baixas temperatura, invertebrados e peixes estão expostos vivos em aquários, tornando a visita uma verdadeira viagem ao fundo do mar.

ABERTURA DE NINHO (*)

Na Praia do Forte, a temporada reprodutiva das tartarugas marinhas começa em setembro e termina em março. Após um período de 50 dias, em média, acontecem aberturas de ninhos no cercado de incubação mantido no Centro de Visitantes. Como acontece nos ninhos naturais,  no cercado de incubação os filhotes nascem quase sempre à noite e são soltos ao mar imediatamente. No dia seguinte, às 17:00 hs, os ninhos onde os ovos eclodiram são abertos para coleta dos dados biológicos, e nesse momento, geralmente se encontram filhotes que não conseguiram alcançar a superfície sozinhos. Eles são recolhidos e liberados ao mar no final da tarde, na praia próxima ao Centro, em solturas onde o público participa. Como esta atividade depende da natureza, não temos como programar com antecedência, sendo necessário o contato, a partir das 10:00 hs, através do telefone 71 3676-0321 para saber se haverá abertura de ninho no dia escolhido para a visita.

CINE TAMAR

Jornal da Tartaruga”, “Tartarugas em Perigo”, “1981 – História”, “Fotopoluição”, “Responsabilidade Social” e “Lenine Apresenta o TAMAR”- Vídeos de curta duração que abordam de forma divertida e dinâmica aspectos sobre tartarugas marinhas que visitam o Brasil e as ações do Projeto TAMAR para preservar-las.

ALIMENTE AS TARTARUGAS

Assista a uma pequena palestra a respeito da dieta das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, bem como o manejo alimentar dos animais mantidos em cativeiro e divirta-se alimentando as tartarugas.

ALIMENTAÇÃO DOS TUBARÕES

Assista a alimentação dos Tubarões Lixa e aprenda sobre a sua biologia. Acompanhado de um técnico ou um monitor, toque nos tubarões e aprenda a amá-los!

Projeto Tamar Praia do Forte
Projeto Tamar Praia do Forte

Mais informações acesse o site do Projeto Tamar no link http://www.tamar.org.br/

 

Mergulho nas Piscinas Naturais

Na praia do Forte, as piscinas naturais se formam quando a maré está baixa. A profundidade das piscinas pode chegar a 5m, mas tem piscinas para todo tamanho. A água é cristalina, calma e de temperatura morna. No lado norte da praia, você vai encontrar nativos com stands alugando os equipamentos: calçados especiais – para não machucar a sola dos pés nos corais; e máscara snorkel – para você admirar nitidamente a fauna marinha. Se seu filho já tem experiência, é só alugar o equipamento. Se você não tem experiência, você pode optar em fazer um tour acompanhado pelos nativos que, além de dar todas as instruções pra fazer a atividade com segurança, irão fazer imagens submersas que vão fazer seu filho relembrar com alegria dessa aventura marinha. Tenho certeza que seu filho vai gostar muito dessa atividade!

Criança interagindo com os peixes nas Piscinas Naturais
Criança interagindo com os peixes nas Piscinas Naturais

Capoeira com Professor Macaco

Dizem que há 03 tipos de gente: aquelas que não sabem o que acontece; aquelas que sabem o acontece; e aquelas que fazem acontecer. Professor Macaco é um daqueles nativos que faz acontecer. Pra vocês ter uma ideia, Macaco foi um daqueles convidados para carregar a Tocha Olímpica na Bahia.

Um dos professores do grupo de capoeira  mundialmente conhecido, O Grupo de Capoeira Esporão, Macaco tem um trabalho brilhante com crianças aqui na Praia do Forte. Se seu filho é um desses que gosta de esportes relacionado a luta ou a artes marciais, tenho certeza que ele vai adorar interagir com a molecada local.

As aulas de Professor Macaco com crianças são nas segundas, quartas e sextas das 17:00 as 18:00 no Clube dos Pescadores

Roda de capoeira com Professor Macaco na Praça da Igreja
Roda de capoeira com Professor Macaco na Praça da Igreja São Francisco

Surf com professor Carlos Silva

Carlos Silva, muito conhecido como Litinho, também é um desses nativos que faz acontecer. Litinho está na frente da Associação de Surf da Praia do Forte (ASPF) e sempre comandando os eventos de surf local. Litinho também é proprietário da Escola Forte Surf, onde ele mesmo ministra as aulas.

A Praia do Forte dispõe de diferentes tipos de ondas, para qualquer pessoa que queira se aventurar. Se seu filho quer aprender o esporte que mais cresce no Brasil, a Praia do Forte é o lugar ideal para começar. E se ele já tem experiência, Litinho irá monitorar o mar e surfar com ele durante a melhor condição do dia. Veja a seguir alguns moleques iniciando o surf com Litinho:

 

Veja também o link de Litinho no Instagram :
https://www.instagram.com/carlossilvavidasurf/

Aha, veja o link da ASPF na qual Litinho é o Diretor
https://www.facebook.com/associacaodesurfdepraiadoforte/

Pesca nos recifes de corais com a Praia do Forte Turismo

Essa experiência começa com a compra dos equipamentos na própria vila. Em um dos mercadinhos, iremos escolher uma vara de bambu, náilon, anzol e chumbada no tamanho ideal para seu baixinho. Em seguida iremos procurar as iscas por cima dos recifes (polvos e/ou pequenos caranguejos). Após capturar uma quantidade de isca suficiente iniciaremos a pesca. Os peixes pescados (mangaroeiras, carapiaçaba, gulosos etc) são pequenos e soltaremos logo após captura los. Esse é um tipo de pesca muito praticado pela molecada da Praia do Forte, já que não exige nenhuma necessidade de conhecimento elevado do mar e suas condições. Quer que seu filho pratique esse tipo de pesca como os nativos fazem há várias gerações? Fale comigo, eu organizo tudo.

Local pescando Praia do Forte
Local pescando

Existem muitas outras atividades pro seu moleque aqui na Praia do Forte, entre em contato comigo pra saber mais. Meu zap é o + 55 71 996 846 763

Praia do Forte Turismo
Hey, estou aqui para te ajudar no que for preciso... Nasci, Cresci e Moro aqui na Praia do Forte e meu trabalho é mostrar a você o paraíso que esse lugar é. Quer me escrever? fabio.paula@praiadoforteturismo.com.br ou quer me mandar um Whatsapp? 71 99684-6763 . Espero por você!
http://www.praiadoforteturismo.com.br
  • Pousada Tatuapara

    Parabéns!! Por mais um Post muito interessante e com o profissionalismo de sempre!
    Gratos por compartilhar connosco, Pousada Tatuapara

  • Ricardo Pérez

    Que legal e otima ideia… Fabiao!!