5 atividades imperdíveis na Praia do Forte – BA

Você ainda não sabe o que fazer na Praia do Forte? Então leia esse post…

Na última semana de abril trabalhaei com a produção do OI Praia do Forte Pro (mundial de surf). Durante esse período estive em contato com profissionais de distintos ramos da economia e atletas de diferentes origens. Brasileiros, argentinos, uruguaios, chilenos, peruanos, americanos e espanhóis, 32 mulheres e 96 homens. O curioso foi que a grande maioria desses profissionais e atletas não sabiam nada a respeito da Praia do Forte. O que eles sabiam era que iria acontecer a competição, que o lugar tinha boas ondas e pronto. Esse foi o motivo que me instigou a escrever esse post: o que fazer na Praia do Forte. Quer saber? Então continui lendo, abaixo listo as 5 atividades imperdíveis na Praia do Forte – BA

Piscinas Naturais

Uma das maravilhas desse paraíso, as piscinas naturais de Praia do Forte são formadas por enormes recifes de corais, com profundidade máxima de três metros.

Para mergulhar nas piscinas naturais a maré tem que estar baixa, portanto antes de vir para as piscinas você precisa checar a tábua de marés e saber a hora do ponto mais baixo. Veja a tábua de maré aqui http://www.mar.mil.br/dhn/chm/box-previsao-mare/tabuas/

Sabendo a hora que a maré estará baixa é hora de se preparar para emergir na tranquilidades dessas piscinas. Para isso você precisa de dois equipamentos: a croque, para caminhar nos corais  com segurança, sem molestar a sola dos pés; e a máscara, para vc observar nitidamente a enorme diversidade de corais e peixes em suas formas e cores.

Dicas:

Você pode trazer seu equipamento. Mas você também pode alugar os equipamentos aqui mesmo na praia, bem em frente das piscinas você encontra algumas estações de ambrelones com o equipamento para alugar;
Traga um pãozinho para alimentar os peixes, assim você vai aumentar a variedade de peixes ao seu redor e melhorar a experiência;
Não esqueça de uma câmera subaquáticas para registrar essa aventura marinha.

Quer mergulhar nas águas cristalinas, calmas e morna da Praia do Forte?  acesse o link http://praiadoforteturismo.com.br/exp_projeto_TAMAR_e_snorkel.jsp eu preparo tudo pra você!

Praia do Forte - Bahia
Piscinas Naturais, Praia do Forte – Bahia

 

Tamar

Criado há 33 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Pró-Tamar. O TAMAR é um projeto que trabalha na pesquisa e conservação das tartarugas marinhas. Visitar esse projeto e ajudar a proteger esse animal em risco de extinção. É também contribuir diretamente com a geração de renda para a sociedade local. Muitas famílias da Praia do Forte trabalham nesse projeto. O TAMAR dispõe de um Centro de Visitantes composto por um museu onde estão expostos cascos e esqueletos de tartarugas, piscinas com as 5 espécies de tartarugas que ocorrem na costa brasileira, peixes e outras espécies da fauna local, além de lojas e uma área de alimentação.

O TAMAR foi criado aqui na Praia do Forte e hoje conta com 23 bases em 9 estados brasileiros. A Praia do Forte é a principal região de desova de tartarugas marinhas do Brasil.

Quer saber mais sobre o TAMAR acesse o link: http://www.projetotamar.org.br/

Praia do Forte - Bahia
Projeto Tamar, Praia do Forte – Bahia

Ruínas do Castelo Garcia DÀvila

Um dos monumentos mais importantes do Brasil Colônia, restaurado e reaberto ao público. Trata-se da Casa da Torre, o único castelo feudal das Américas e a única construção do século XVI que se mantém de pé no país. Construída entre 1551 e 1624 na Praia do Forte, a casa era a sede de um complexo fortificado com várias habitações e uma capela em estilo renascentista. O responsável pela construção foi Garcia D´Ávila, almoxarife do rei dom João III, que chegou à Bahia em 1549 na expedição do primeiro governador-geral, Tomé de Souza.

As ruínas está a 70m acima do nível do mar e, portanto, além da história, tem uma vista panorâmica espetacular da Praia do Forte e circunvizinhança.

Saiba mais sobre esse Patrimônio Histórico da Humanidade, acessando o link http://www.fgd.org.br/

Praia do Forte - Bahia
Ruínas do Castelo Garcia DÀvila.

Instituto Baleia Jubarte

O Projeto Baleia Jubarte foi criado em 1988 em Abrolhos para estudar e proteger as baleias Jubartes, que migram anualmente para a Bahia entre os meses de Julho e Novembro para reproduzir e amamentar seus filhotes. Em 1996 foi criado o Instituto Baleia Jubarte (IBJ) para dar suporte a esse projeto. O IBJ conta hoje com 02 bases fixas que funcionam durante o ano inteiro (Abrolhos e Praia do Forte), e 2 temporárias, Itacaré e Morro de São Paulo, que só funcionam na temporada de reprodução (Julho a Novembro). A base da Praia do Forte foi implantada desde 2003, funciona de terça a domingo fora da temporada de baleias e diariamente na temporada de baleias. Lá você pode fazer uma visita guiada, ver vídeos de baleias, entreter se com jogos interativos, ver um esqueleto completo de uma baleia jubarte e visitar a loja de roupas e acessórios. Vele lembrar que o IBJ não só trabalha na conservação das baleias dentro d’água, mas também desempenham importante papel social onde estão presente através de programas de capacitação, inclusão, informação e sensibilização ambiental.

Quer saber mais sobre o Turismo de Observação de Baleias na Praia do Forte e ver de bem pertinho os maiores e mais dóceis animais do planeta? Então acesse esse link http://blogdapraiadoforte.com.br/observacao-de-baleias-na-praia-do-forte-ba/

Praia do Forte - Bahia
Instituto Baleia Jubarte, Praia do Forte – Bahia

Reserva Sapiranga

É uma Unidade de Conservação. Klaus Petter foi o grande empresário que doou à União, 600 hectares de suas terras em 1992 para a criação da Reserva Sapiranga. Uma Zona Privada de Refúgio da Vida Silvestre. Um ecossistema de Mata Atlântica Secundária.

Para você que é apaixonado por ecoturismo e turismo de aventura, aqui é o lugar pra fazer caminhadas ecológicas, passeios de bicicletas, cavalgadas, tiroleza, caiaque, sup, canoagem ou simplesmente tomar um refrescante banho no Rio Pojuca É aqui que as operadoras de ecoturismo realizam a maioria de suas atividades.

Na Sapiranga vive uma comunidade secular, inclusive quilombolas. Você pode solicitar na portaria da Reserva um guia local para te acompanhar em suas atividades. Solicite ao seu guia uma abordagem sobre a vida local, a atual ocupação de solo, e sobre as espécies de plantas usadas pelos nativos para medicamentos e outras utilidades.

Visitar o Projeto Floresta Sustentável (PFS) é indispensável. No projeto, você pode ter a experiência de pegar em uma serpente viva, fazer atividades de plantio em áreas degradas e conhecer o Centro de Artesanato Local. O PFS, com o apoio da comunidade local, é o atual gestor da Reserva Sapiranga enquanto Unidade de Conservação.

Ainda dentro da reserva é possível apreciar deliciosos quitutes locais no Recanto do Poeta. Adauto é um poeta local que exalta em sua poesia o modo de vida local, as belezas naturais e o seu próprio sentimento de pertencimento desta região litorânea. A esposa de Adauto, Caçula,  é autora das mais maravilhosas receitas da culinária baiana. Juntos eles criaram o Espaço Cultural Recanto do Poeta. O local oferece serviços de alimentos e bebidas e atrativos culturais com grande ênfase para as peculiaridades da arte culinária regional e destaque para a literatura oral e musicalidade. Não deixe de conhecer O Poeta!

Quer conhecer a Sapiranga em um autentico passeio de bugre local? Faça sua reserva através desse link http://praiadoforteturismo.com.br/exp_autentico_tour_de_buggy.jsp

Reserva Sapiranga, Praia do Forte - Bahia
Corredeiras no Rio Pojuca, Reserva Sapiranga.

Quer saber mais sobre o que fazer na Praia do Forte, entre em contato comigo pelo whatsapp + 55 71 9 96846763 ou através do fabio.paula@praiadoforteturismo.com.br. Aguardo seus contato!

***************************************************************************************

PRIMEIRO LOTE RÉVEILLON LIBERADO => Réveillon – Praia do Forte – 1.º Lote Promocional (Disponibilidade 6 unidades)

***************************************************************************************

Praia do Forte Turismo
Hey, estou aqui para te ajudar no que for preciso... Nasci, Cresci e Moro aqui na Praia do Forte e meu trabalho é mostrar a você o paraíso que esse lugar é. Quer me escrever? fabio.paula@praiadoforteturismo.com.br ou quer me mandar um Whatsapp? 71 99684-6763 . Espero por você!
http://www.praiadoforteturismo.com.br